O tema que mais afeta as nossas vidas, de forma bem maior do que somente nas eleições. Apesar de ser um tema tão importante, a maioria das pessoas têm uma visão bem negativa a respeito, especialmente porque sempre ouvimos nas notícias, histórias de políticos mal-intencionados, que agiram de modo egoísta e pouco empático, colocando assim os seus interesses pessoais acima dos da população.
Origem da palavra
A origem da palavra política vem do grego “politiké” que refere-se ao trabalho dos cidadãos de debater, analisar e cuidar dos assuntos da cidade, organizando a vida de uma comunidade. A construção da pólis, na Grécia Antiga, deu origem à palavra política, um conceito relacionado a todos os que integravam a cidade-Estado, um modelo de organização social que deu origem ao que,
mais tarde, passou a ser denominado de nação, com as suas características próprias e a sua autonomia. Política, portanto, é a arte ou a ciência de administrar os assuntos relacionados à nação, o que inclui os seus problemas internos e externos.
Política na teoria e na prática
Em cada país existem comunidades repletas de pessoas diferentes entre si, com olhares e opiniões diferentes, que de vez em quando entram em conflito e outras vezes alinham-se. Estas comunidades são o resultado da ação humana, que se formaram com o objetivo de fornecer às pessoas que nelas vivem algo que não poderiam obter de outras formas, como proteção, alimento, afeto e companhia.
Este é o motivo pelo qual as pessoas juntaram-se em comunidades, assim seria a mais importante realização dos cidadãos que cuidam dos assuntos da cidade-estado. A política exige dedicação tanto ao seu estudo como à sua prática. É necessário entender as reflexões a respeito do ser humano, da vida cotidiana de uma cidade, de um estado ou de um país. A mudança das pessoas da zona rural para as cidades é parte dos objetivos pelos quais foi pensada.